Pular para o conteúdo
Voltar

Sejudh leva à Caravana palestras educativas e produtos do Sistema Penitenciário

A programação das atividades começa no dia 07 de junho, nas escolas, e segue até o dia 10
Raquel Teixeira | Sejudh-MT

- Foto por: Sejudh-MT
A | A

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) levará à 7a edição da Caravana da Transformação, em Alta Floresta, palestras e atividades educativas sobre políticas para mulheres, combate à violência, igualdade racial, políticas sobre drogas, direitos do consumidor e exposição de produtos confeccionados por reeducandos do Sistema Penitenciário.

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) levará à 7ª edição da Caravana da Transformação, em Alta Floresta (800 km ao Norte de Cuiabá), palestras e atividades educativas. Serão abordados temas relacionados às políticas para mulheres, combate à violência, igualdade racial, políticas sobre drogas, direitos do consumidor e também haverá exposição de produtos confeccionados por reeducandos do Sistema Penitenciário.

A programação começa na quarta-feira (07.06), a partir das 8h, com palestra nas Escolas Estaduais Ariosto da Riva e Marinez Fátima. Em ambas, as Superintendências de Políticas da Igualdade Racial e das Mulheres promoverão debates com alunos e professores sobre igualdade racial, violações de direitos humanos e prevenção à violência doméstica.

As palestras continuam nos dias 08 e 09, respectivamente, nas Escolas Estaduais Ludovico da Riva e Jardim Universitário, nos períodos da manhã e da noite.

A Sejudh também levará o projeto Ônibus Lilás, durante os dias 09 e 10 de junho, durante o atendimento de cidadania na Caravana, prestando orientações sobre a Lei Maria da Penha e atendimento psicossocial e jurídico. Haverá também exibição de vídeos educativos sobre direitos humanos, trabalho escravo, igualdade racial e tráfico de pessoas.

A Superintendência de Políticas sobre Drogas promoverá palestra para educadores das redes de ensino estadual e municipal de Alta Floresta com o tema “Novos Paradigmas da Política sobre Drogas”. As palestras ocorrerão nos auditórios da Caravana.

A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon Estadual) levará ao evento orientações sobre direitos e deveres do consumidor, registros de reclamação na plataforma http://www.consumidor.gov.br, atividades educativas e palestras.

Sistema Penitenciário

Pela segunda vez, a equipe do Sistema Penitenciário de Mato Grosso levará à população uma amostra de móveis, utensílios domésticos, artesanatos e peças decorativas, que são produzidos por reeducandos em oficinas de marcenaria de unidades prisionais.

Nas marcenarias instaladas, por exemplo, na penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis (215 km ao Sul da Capital), e no Centro de Ressocialização de Cuiabá, os reeducandos trabalharam intensamente na fabricação de jogos de mesa, móveis, utensílios domésticos como tábuas de carne, suporte de vasos, além de artesanato, como tapetes, telas, entre outros produtos feitos com qualidade.

Caravana da Transformação

O projeto do Governo do Estado tem como carro-chefe os atendimentos oftalmológicos e os serviços de cidadania. Os atendimentos de saúde começam nesta terça-feira (06.06), e seguem até o dia 16 deste mês. Nos dias 09 e 10, serão realizados os serviços de cidadania, com emissão de documentos e 2ª via de certidões, orientações jurídicas, cortes de cabelo e embelezamento, cursos de qualificação, entre outros. A estrutura está montada no Complexo Esportivo Geraldo Ramos ‘Pezão’.