Sejudh e Unemat promovem Seminário de Educação em Direitos Humanos nesta 4ª feira

Assessoria | Sejudh-MT

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), promove neste 05 de dezembro, o 2º Seminário de Educação em Direitos Humanos. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Justiça, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, das 8h as 17h, e é coordenado pelos Centros de Referência em Direitos Humanos de Cáceres e de Cuiabá.

Podem participar do evento sociedade civil organizada, professores e pessoas que tenham afinidade com o tema. A proposta do seminário é possibilitar mais um espaço de reflexão e debate sobre a educação em direitos humanos, pensando sobre os dispositivos legais vigentes, as práticas e as articulações das instituições, políticas públicas e as possibilidades de construção de diálogos que visem a criação de uma cultura de paz na sociedade.

Interessados podem se inscrever até o início do evento: http://siec.unemat.br/eventos/2seminario-edh/

Pogramação

Período matutino:

Painel I - “70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 Anos da Constituição Brasileira: diálogos para uma Cultura de Paz”
Palestrantes: Profª. Vera Lúcia Bertolini - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Prof. Felipe Rodolfo de Carvalho - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Painel II - “Centros de Referência: Direitos Humanos e Cidadania em prol de uma Cultura de Paz”
Palestrantes: Polianna de Souza Corrêa - Coordenadora do Centro de Referência de Cáceres (CRDH/SEJUDH), Henriete Cevada Londero - Educação em Direitos Humanos - CRDH-Cáceres (CRDH/SEJUDH), Everton Cristian Oliveira de Santana - Coordenador do Centro de Referência de Cuiabá (CRDH/SEJUDH) e Nilza Félix da Silva - Equipe Psicossocial - CRDH-Cuiabá (CRDH/SEJUDH).

Período vespertino:

Painel III - “Diálogos em Rede: construindo parcerias, fomentando a Cultura de Paz”
Palestrantes: Profª. Cintya Leocádio Dias - Diretora de Gestão de Cultura e Direitos Humanos (PROEC/UNEMAT), Franscilene Santos Vilela - Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS-Centro), Morgana Moreira Moura - Presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MT) e Major da PM Ricardo Bueno - Secretário do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH/SESP).

Painel IV - “Direitos e Cidadania: Políticas Públicas, Qualidade de Vida e Respeito a Diversidade”
Palestrantes: MM. Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa - Juiza de Direito da Primeira Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá (CEMULHER-TJ), Prof. José Ricardo Menacho - Coordenador do Projeto de Pesquisa Direitos Humanos e Diversidade Sexual (UNEMAT) e Flávio Jabra Peixoto - Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho (SEGES)

O QUE: 2º Seminário de Educação em Direitos Humanos

ONDE: Auditório do Tribunal de Justiça, Centro Político Administrativo, em Cuiabá, das 8h as 17h